ATIVIDADES LÚDICAS
MÓBILE DIVERTIDO
IDADE A partir dos 4 anos
MATERIAL = Cabide, fichas com as letras do alfabeto, revistas, jornais, cartolina,
cola, tesoura, fio de náilon e furador.
ATIVIDADE
A professora apresentará a classe uma ficha com uma letra do alfabeto,
as crianças deverão procurar nas revistas figuras ou palavras
que comecem com a letra determinada, a criança deverá recortar
e colar em um pedaço de cartolina, furar e pendurar na letra, e ir pendurando
por todo o cabide, formando um móbile alfabético ilustrado.
OBJETIVO
- Percepção visual;
- Percepção auditiva;
- Atenção;
- Observação;
- Pensamento crítico;
- Aquisição de vocabulário;
- Separação no vocabulário;
- Destreza manual.
MATERIAL = Cabide, fichas com as letras do alfabeto, revistas, jornais, cartolina,
cola, tesoura, fio de náilon e furador.
ATIVIDADE
A professora apresentará a classe uma ficha com uma letra do alfabeto,
as crianças deverão procurar nas revistas figuras ou palavras
que comecem com a letra determinada, a criança deverá recortar
e colar em um pedaço de cartolina, furar e pendurar na letra, e ir pendurando
por todo o cabide, formando um móbile alfabético ilustrado.
OBJETIVO
- Percepção visual;
- Percepção auditiva;
- Atenção;
- Observação;
- Pensamento crítico;
- Aquisição de vocabulário;
- Separação no vocabulário;
- Destreza manual.
MORTO-VIVO
IDADE = A partir dos 4 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O condutor irá dispor as crianças enfileiradas na horizontal
, cada vez que o condutor falar MORTO, as crianças devem
se agachar e quando ele falar VIVO eles devem se levantar,
o condutor deverá ir falando cada vez mais rápido para
que as crianças se confundam, quem errar
sairá da brincadeira até que fique
apenas o vencedor,
depois a brincadeira recomeça novamente.
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Observação;
- Atenção;
- Agilidade;
- Percepção auditiva;
- Reflexos rápidos.
MOSAICO
IDADE = A partir dos 7 anos
MATERIAL = Papéis coloridos, tesoura, cola e papel canson.
ATIVIDADE
O professor deverá pedir para os alunos cortarem tiras
com os papéis coloridos e depois transformá-los em quadrados.
O professor deve ter em mãos um mosaico já pronto, para
que eles possam ter idéias de como fazer, explicar que
com os quadrados poderão fazer diversos desenhos,
flores, casas, animais, personagens, etc...
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Imaginação;
- Criatividade;
- Coordenação motora;
- Percepção visual;
- Destreza manual.
IDADE = A partir dos 7 anos
MATERIAL = Papéis coloridos, tesoura, cola e papel canson.
ATIVIDADE
O professor deverá pedir para os alunos cortarem tiras
com os papéis coloridos e depois transformá-los em quadrados.
O professor deve ter em mãos um mosaico já pronto, para
que eles possam ter idéias de como fazer, explicar que
com os quadrados poderão fazer diversos desenhos,
flores, casas, animais, personagens, etc...
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Imaginação;
- Criatividade;
- Coordenação motora;
- Percepção visual;
- Destreza manual.
NEGA MALUCA
IDADE = 3 a 6 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O condutor deverá formar duplas e cada dupla na sua
vez deverá ir ao centro do círculo, um dos dois deverá
ser o boneco de pano, ou seja, ele deverá fazer o com
o corpo o que o colega quiser, para isso deverá deixar o
corpo mole como se fosse um boneco. Exemplos: deitá-lo
no chão, coloca-lo sentado com pernas aberta e mãos
para cima, colocá-lo para dormir, etc...
OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Percepção visual;
- Atenção;
- Observação;
- Orientação espacial;
- Esquema corporal.
IDADE = 3 a 6 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O condutor deverá formar duplas e cada dupla na sua
vez deverá ir ao centro do círculo, um dos dois deverá
ser o boneco de pano, ou seja, ele deverá fazer o com
o corpo o que o colega quiser, para isso deverá deixar o
corpo mole como se fosse um boneco. Exemplos: deitá-lo
no chão, coloca-lo sentado com pernas aberta e mãos
para cima, colocá-lo para dormir, etc...
OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Percepção visual;
- Atenção;
- Observação;
- Orientação espacial;
- Esquema corporal.
O DESAPARECIDO
IDADE = A partir dos 4 anos
MATERIAL = Uma venda para os olhos
ATIVIDADE
Esta atividade tem que ser feita com uma quantidade grande de crianças. Em uma sala o condutor escolherá uma criança que sairá da sala de olhos vendados e a colocará em outra sala, quando retornar escolherá uma outra criança que ficará escondida, depois que já tiver escondido a criança o condutor voltará com a criança que está de olhos vendados e escolherá uma terceira criança que será a intermediária, ela terá que dar pistas da criança que está escondida, ou seja, características como : moreno, usa óculos, alto, serão no máximo 3 pistas e o intermediário irá perguntar: Quem é esta pessoa? Se a criança acertar ganhará um ponto, se errar pagará uma prenda e o condutor escolherá outras crianças, um para ser vendado, outro para ser escondido e outro par ser o intermediário.
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Observação;
- Atenção;
- Percepção visual;
- Pensamento crítico;
- Aquisição de linguagem.
IDADE = A partir dos 4 anos
MATERIAL = Uma venda para os olhos
ATIVIDADE
Esta atividade tem que ser feita com uma quantidade grande de crianças. Em uma sala o condutor escolherá uma criança que sairá da sala de olhos vendados e a colocará em outra sala, quando retornar escolherá uma outra criança que ficará escondida, depois que já tiver escondido a criança o condutor voltará com a criança que está de olhos vendados e escolherá uma terceira criança que será a intermediária, ela terá que dar pistas da criança que está escondida, ou seja, características como : moreno, usa óculos, alto, serão no máximo 3 pistas e o intermediário irá perguntar: Quem é esta pessoa? Se a criança acertar ganhará um ponto, se errar pagará uma prenda e o condutor escolherá outras crianças, um para ser vendado, outro para ser escondido e outro par ser o intermediário.
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Observação;
- Atenção;
- Percepção visual;
- Pensamento crítico;
- Aquisição de linguagem.
O DESENHISTA
IDADE = A partir dos 10 anos
MATERIAL = Papel e lápis
ATIVIDADE
Os jogadores devem se dividir em 2 grupos, o primeiro grupo
deverá escolher uma palavra para ser desenhada, enquanto isso o outro grupo
escolherá entre eles um jogador que desenhe bem, quando tudo estiver certo
o jogador da equipe 2 irá até a equipe 1 e lá ficará sabendo a palavra
que deverá ser desenhada, ele voltará ao seu grupo e não poderá emitir sons
e fazer mímicas, só poderá desenhar. Seus colegas terão 1 minuto para descobrir
a palavra, se acertarem
ganharão um ponto, se não conseguirem darão o ponto ao grupo adversário.
A equipe que fizer mais pontos ganhará a brincadeira.
OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Percepção visual;
- Atenção;
- Observação;
- Coordenação motora;
- Imaginação;
- Conclusão.
IDADE = A partir dos 10 anos
MATERIAL = Papel e lápis
ATIVIDADE
Os jogadores devem se dividir em 2 grupos, o primeiro grupo
deverá escolher uma palavra para ser desenhada, enquanto isso o outro grupo
escolherá entre eles um jogador que desenhe bem, quando tudo estiver certo
o jogador da equipe 2 irá até a equipe 1 e lá ficará sabendo a palavra
que deverá ser desenhada, ele voltará ao seu grupo e não poderá emitir sons
e fazer mímicas, só poderá desenhar. Seus colegas terão 1 minuto para descobrir
a palavra, se acertarem
ganharão um ponto, se não conseguirem darão o ponto ao grupo adversário.
A equipe que fizer mais pontos ganhará a brincadeira.
OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Percepção visual;
- Atenção;
- Observação;
- Coordenação motora;
- Imaginação;
- Conclusão.
O ESCOLHIDO É VOCÊ
IDADE = 9 a 13 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O grupo escolherá um colega que sairá do local, para que os outros
possam escolher entre eles um colega que será descrito por eles através
de perguntas que o colega que foi retirado vai fazer, por exemplo:
Gosta de participar de brincadeiras ?, É inibido ?
Se fosse um animal, qual seria ?. As respostas tem que ser dadas
de acordo com as características físicas, com a personalidade,
como o colega se apresenta no convívio com o grupo, etc.... O
colega que tem que adivinhar poderá fazer quantas perguntas quiser, porém,
só terá uma chance para acertar. Caso ele erre terá que pagar uma prenda
escolhida pelo colega dono de tais adjetivos.
OBJETIVO
- Integração do grupo;
- Memorização;
- Capacidade em concentrar dados;
- Imaginação;
- Atenção;
- Capacidade de observar.
IDADE = 9 a 13 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O grupo escolherá um colega que sairá do local, para que os outros
possam escolher entre eles um colega que será descrito por eles através
de perguntas que o colega que foi retirado vai fazer, por exemplo:
Gosta de participar de brincadeiras ?, É inibido ?
Se fosse um animal, qual seria ?. As respostas tem que ser dadas
de acordo com as características físicas, com a personalidade,
como o colega se apresenta no convívio com o grupo, etc.... O
colega que tem que adivinhar poderá fazer quantas perguntas quiser, porém,
só terá uma chance para acertar. Caso ele erre terá que pagar uma prenda
escolhida pelo colega dono de tais adjetivos.
OBJETIVO
- Integração do grupo;
- Memorização;
- Capacidade em concentrar dados;
- Imaginação;
- Atenção;
- Capacidade de observar.
O JOGO DO PIM
IDADE = A partir dos 8 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
As crianças escolherão uma tabuada, por exemplo, a tabuada do 7 e começarão
o jogo do número 1 até o 70, o primeiro aluno começará e a brincadeira continuará
até chegar no número 70, porém os alunos devem falar PIM todas as vezes
que for múltiplos de 7 ou números que tem 7, como 17,37, etc....
Os alunos que errarem sairão até que comece a próxima rodada.
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Atenção;
- Rapidez;
- Compreensão;
- Seqüência;
- Múltiplos;
- Tabuada.
IDADE = A partir dos 8 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
As crianças escolherão uma tabuada, por exemplo, a tabuada do 7 e começarão
o jogo do número 1 até o 70, o primeiro aluno começará e a brincadeira continuará
até chegar no número 70, porém os alunos devem falar PIM todas as vezes
que for múltiplos de 7 ou números que tem 7, como 17,37, etc....
Os alunos que errarem sairão até que comece a próxima rodada.
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Atenção;
- Rapidez;
- Compreensão;
- Seqüência;
- Múltiplos;
- Tabuada.
O JOGO DOS OBJETOS
IDADE = 4 a 6 anos
MATERIAL = Papel canson, objetos, cola.
ATIVIDADE
O professor deve pedir para cada criança 2 objetos diferentes de cada letra
do alfabeto (dependendo do número de alunos, divida a turma em grupos
e peça objetos de diferentes letras para cada criança). Com o material em
mãos, cole os 2 objetos de uma determinada letra em uma folha de canson
e embaixo escreva a letra que começa o nome do objeto, em um cartão a
parte escreva a mesma letra. Faça isso com todas as letras do alfabeto e
depois brinque de achar o par de cada letra.
OBJETIVO
- Integração do grupo;
- Percepção visual;
- Reconhecimento do alfabeto;
- Memorização;
- Atenção;
- Discriminação auditiva;
- Coordenação visual e manual.
IDADE = 4 a 6 anos
MATERIAL = Papel canson, objetos, cola.
ATIVIDADE
O professor deve pedir para cada criança 2 objetos diferentes de cada letra
do alfabeto (dependendo do número de alunos, divida a turma em grupos
e peça objetos de diferentes letras para cada criança). Com o material em
mãos, cole os 2 objetos de uma determinada letra em uma folha de canson
e embaixo escreva a letra que começa o nome do objeto, em um cartão a
parte escreva a mesma letra. Faça isso com todas as letras do alfabeto e
depois brinque de achar o par de cada letra.
OBJETIVO
- Integração do grupo;
- Percepção visual;
- Reconhecimento do alfabeto;
- Memorização;
- Atenção;
- Discriminação auditiva;
- Coordenação visual e manual.
O MESTRE MANDOU
IDADE = A partir dos 4 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
Um aluno será o mestre e dará as ordens para os demais
integrantes que deverão obedece-lo. O mestre deverá dizer:
- Eu sou o mestre !
- E vocês devem me obedecer, fazendo tudo o que eu mandar.
- Sim, mestre.
- O mestre mandou:
Dancem!
Imitem cobras!
E assim por diante até que seja escolhido outro mestre.
OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Aquisição de linguagem;
- Coordenação motora;
- Orientação espacial;
- Atenção.
IDADE = A partir dos 4 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
Um aluno será o mestre e dará as ordens para os demais
integrantes que deverão obedece-lo. O mestre deverá dizer:
- Eu sou o mestre !
- E vocês devem me obedecer, fazendo tudo o que eu mandar.
- Sim, mestre.
- O mestre mandou:
Dancem!
Imitem cobras!
E assim por diante até que seja escolhido outro mestre.
OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Aquisição de linguagem;
- Coordenação motora;
- Orientação espacial;
- Atenção.
O PASTOR E SUA OVELHA
IDADE = A partir dos 6 anos
MATERIAL = Giz de lousa
ATIVIDADE
O condutor fará um círculo no chão bem grande escolherá
um aluno que será a ovelha este ficará agachado, o condutor escolherá
outro aluno que será o pastor da ovelha e tomará conta para que ninguém toque nela. As demais
crianças ficarão em volta do círculo e tentarão tocar na ovelha,
a criança que conseguir tocar a ovelha deverá dar uma volta
completa no círculo, carregando-o nas costas. Se o pastor tocar
em alguém este será a nova ovelha e a ovelha será o pastor.
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Rapidez;
- Coordenação;
- Agilidade;
- Percepção visual;
- Atenção;
- Observação.
IDADE = A partir dos 6 anos
MATERIAL = Giz de lousa
ATIVIDADE
O condutor fará um círculo no chão bem grande escolherá
um aluno que será a ovelha este ficará agachado, o condutor escolherá
outro aluno que será o pastor da ovelha e tomará conta para que ninguém toque nela. As demais
crianças ficarão em volta do círculo e tentarão tocar na ovelha,
a criança que conseguir tocar a ovelha deverá dar uma volta
completa no círculo, carregando-o nas costas. Se o pastor tocar
em alguém este será a nova ovelha e a ovelha será o pastor.
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Rapidez;
- Coordenação;
- Agilidade;
- Percepção visual;
- Atenção;
- Observação.
O ÚLTIMO SOBREVIVENTE
IDADE = A partir dos 4 anos
MATERIAL = Bexiga e barbante
ATIVIDADE
A professora deverá iniciar a aula explicando o que é o ar e a importância
dele em nossas vidas, deverá dizer que não podemos vê-lo, mas
que há formas de percebermos sua existência, através do vento,
quando enchemos uma bexiga, etc.... Para diverti-los um pouco
faremos a experiência da bixiga, a professora dará uma bixiga para cada um e vai pedir para que eles a encham, depois a professora irá dar um nó em cada uma delas e
eles poderão visualizar o ar contido em cada uma, para dar entusiasmo
a aula a professora amarrará em cada bixiga um barbante que posteriormente
será amarrado no tornozelo esquerdo das crianças, a brincadeira consiste em
estourar a bola do colega com o pé direito não se esquecendo de defender a
sua que está no outro pé,
quando um aluno perder sua bexiga, dirá bem alto "MORRI"( porque sem o
ar não sobrevivemos) e sentará em um canto até que sobre um jogador
que então será o vencedor.
OBJETIVO
- Integrar conteúdo e brincadeira;
- Atenção;
- Equílibrio;
- Percepção visual.
IDADE = A partir dos 4 anos
MATERIAL = Bexiga e barbante
ATIVIDADE
A professora deverá iniciar a aula explicando o que é o ar e a importância
dele em nossas vidas, deverá dizer que não podemos vê-lo, mas
que há formas de percebermos sua existência, através do vento,
quando enchemos uma bexiga, etc.... Para diverti-los um pouco
faremos a experiência da bixiga, a professora dará uma bixiga para cada um e vai pedir para que eles a encham, depois a professora irá dar um nó em cada uma delas e
eles poderão visualizar o ar contido em cada uma, para dar entusiasmo
a aula a professora amarrará em cada bixiga um barbante que posteriormente
será amarrado no tornozelo esquerdo das crianças, a brincadeira consiste em
estourar a bola do colega com o pé direito não se esquecendo de defender a
sua que está no outro pé,
quando um aluno perder sua bexiga, dirá bem alto "MORRI"( porque sem o
ar não sobrevivemos) e sentará em um canto até que sobre um jogador
que então será o vencedor.
OBJETIVO
- Integrar conteúdo e brincadeira;
- Atenção;
- Equílibrio;
- Percepção visual.
OBEDEÇAM AS ORDENS
IDADE = A partir dos 4 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O condutor deverá traçar uma linha no chão que será o limite
entre a terra e o mar, escolherá dentre os integrantes um que
será o capitão, essa criança dará ordens à todos os marinheiros
que estarão sobre a linha
demarcada, por exemplo:
- Marinheiros pulem ao mar!
- Marinheiros arrastem-se pela terra!
E assim sucessivamente até escolherem outro capitão.
OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Percepção auditiva;
- Coordenação motora ampla;
- Orientação espacial;
- Linguagem;
- Atenção.
IDADE = A partir dos 4 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O condutor deverá traçar uma linha no chão que será o limite
entre a terra e o mar, escolherá dentre os integrantes um que
será o capitão, essa criança dará ordens à todos os marinheiros
que estarão sobre a linha
demarcada, por exemplo:
- Marinheiros pulem ao mar!
- Marinheiros arrastem-se pela terra!
E assim sucessivamente até escolherem outro capitão.
OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Percepção auditiva;
- Coordenação motora ampla;
- Orientação espacial;
- Linguagem;
- Atenção.
OBJETO ESCONDIDO
IDADE = A partir dos 5 anos
MATERIAL = Um tanque de areia uma argola e varetas na quantidade de crianças.
ATIVIDADE
Uma criança será requisitada para esconder a argola dentro
do tanque de areia, enquanto isso os outros alunos ficam de
costas para não verem onde o colega está escondendo. Ao sinal
do condutor um aluno por vez vai entrar dentro do tanque e espetar
uma só vez a vareta na areia e tentar pegar a argola, o aluno que
conseguir será o próximo a esconder.
OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Percepção tátil;
- Imaginação;
- Estimativas;
- Comparações.
IDADE = A partir dos 5 anos
MATERIAL = Um tanque de areia uma argola e varetas na quantidade de crianças.
ATIVIDADE
Uma criança será requisitada para esconder a argola dentro
do tanque de areia, enquanto isso os outros alunos ficam de
costas para não verem onde o colega está escondendo. Ao sinal
do condutor um aluno por vez vai entrar dentro do tanque e espetar
uma só vez a vareta na areia e tentar pegar a argola, o aluno que
conseguir será o próximo a esconder.
OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Percepção tátil;
- Imaginação;
- Estimativas;
- Comparações.
OBSERVAÇÃO DO SENSO CRÍTICO
IDADE = A partir dos 3 anos
MATERIAL = Televisão, videocassete.
ATIVIDADE
O condutor deve separar um tempo para assistir um programa,
filme ou desenhos com as crianças, seria importante se houvesse
comerciais, pois, após assisti-los o condutor irá fazer perguntas para as
crianças se estão gostando ?
Por que ? Que mensagem está trazendo aquela
programação ?
É importante sabermos sobre isso? Nos comerciais é verdadeiro o que se fala ?
Estas perguntas fará com que as crianças pensem no que viram
e comecem a refletir.
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Atenção;
- Observação;
- Percepção visual e auditiva;
- Senso crítico;
- Aquisição de lingüagem.
IDADE = A partir dos 3 anos
MATERIAL = Televisão, videocassete.
ATIVIDADE
O condutor deve separar um tempo para assistir um programa,
filme ou desenhos com as crianças, seria importante se houvesse
comerciais, pois, após assisti-los o condutor irá fazer perguntas para as
crianças se estão gostando ?
Por que ? Que mensagem está trazendo aquela
programação ?
É importante sabermos sobre isso? Nos comerciais é verdadeiro o que se fala ?
Estas perguntas fará com que as crianças pensem no que viram
e comecem a refletir.
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Atenção;
- Observação;
- Percepção visual e auditiva;
- Senso crítico;
- Aquisição de lingüagem.
OBSERVANDO A CLASSE
IDADE = A partir dos 4 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
A professora irá pedir para os alunos ajudarem ela a fazerem uma
lista de tudo o que há dentro da sala de aula, depois dos alunos
já terem feito à lista, irão classificar em diferentes características,
se é duro, mole, áspero, liso, grande, pequeno, cores, etc...
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Selecionar;
- Classificar;
- Atenção;
- Observação.
IDADE = A partir dos 4 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
A professora irá pedir para os alunos ajudarem ela a fazerem uma
lista de tudo o que há dentro da sala de aula, depois dos alunos
já terem feito à lista, irão classificar em diferentes características,
se é duro, mole, áspero, liso, grande, pequeno, cores, etc...
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Selecionar;
- Classificar;
- Atenção;
- Observação.
OBSERVANDO AO NOSSO REDOR
IDADE = A partir dos 4 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
Dentro de um ambiente fechado uma criança determinada pelo
condutor vai observar e escolher apenas um objeto, as outras
tentarão adivinhar qual é o objeto através de perguntas e a
criança escolhida só poderá dizer "sim ou não". A criança que
acertar terá o direito de escolher outro objeto.
OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Capacidade de observar;
- Memorizar dados;
- Discriminar objetos;
- Percepção visual;
- Atenção;
- Capacidade de coletar dados;
- Imaginação.
IDADE = A partir dos 4 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
Dentro de um ambiente fechado uma criança determinada pelo
condutor vai observar e escolher apenas um objeto, as outras
tentarão adivinhar qual é o objeto através de perguntas e a
criança escolhida só poderá dizer "sim ou não". A criança que
acertar terá o direito de escolher outro objeto.
OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Capacidade de observar;
- Memorizar dados;
- Discriminar objetos;
- Percepção visual;
- Atenção;
- Capacidade de coletar dados;
- Imaginação.
OBSTÁCULOS COM GARRAFAS
IDADE = 3 a 6 anos
MATERIAL = Garrafas de 2 litros de Coca-Cola, àgua, anelina, glitter.
ATIVIDADE
O professor deverá pedir para cada aluno trazer de casa uma garrafa de Coca-Cola,
juntos encherão a garrafa de àgua, colocarão anelina e glitter.
As garrafas ficarão coloridas e brilhantes, servirá também
para trabalhar cores com as crianças, mas o objetivo delas é
fazer de obstáculos. O professor colocará as garrafas na disposição que
quiser em zig-zag ou formando uma reta dando um espaço entre elas para
que as crianças possam passar por elas. Uma de cada vez elas deverão andar
desviando dos obstáculos, depois correrem, após isso o professor deve formar
duplas que irão correr de mãos dadas e por último formar um trem que passará
pelo mesmo caminho que fizeram ora sozinhos, ora acompanhados.
OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Percepção visual;
- Observação;
- Atenção;
- Coordenação motora ampla;
- Orientação espacial.
IDADE = 3 a 6 anos
MATERIAL = Garrafas de 2 litros de Coca-Cola, àgua, anelina, glitter.
ATIVIDADE
O professor deverá pedir para cada aluno trazer de casa uma garrafa de Coca-Cola,
juntos encherão a garrafa de àgua, colocarão anelina e glitter.
As garrafas ficarão coloridas e brilhantes, servirá também
para trabalhar cores com as crianças, mas o objetivo delas é
fazer de obstáculos. O professor colocará as garrafas na disposição que
quiser em zig-zag ou formando uma reta dando um espaço entre elas para
que as crianças possam passar por elas. Uma de cada vez elas deverão andar
desviando dos obstáculos, depois correrem, após isso o professor deve formar
duplas que irão correr de mãos dadas e por último formar um trem que passará
pelo mesmo caminho que fizeram ora sozinhos, ora acompanhados.
OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Percepção visual;
- Observação;
- Atenção;
- Coordenação motora ampla;
- Orientação espacial.
OLHO MÁGICO
IDADE = A partir dos 3 anos
MATERIAL = Papel cartão, figuras de animais objetos, brinquedos, etc.
IDADE = A partir dos 3 anos
MATERIAL = Papel cartão, figuras de animais objetos, brinquedos, etc.
ATIVIDADE
A professora deverá fazer um buraco bem pequeno no centro do papel
cartão, em seguida colocará a figura embaixo do papel cartão, deixando
a mostra só uma parte, as crianças tentarão adivinhar o que é o nome do
que está debaixo do papel, ou seja, conseguir adivinhar a figura através do buraco.
OBJETIVO
- Percepção visual;
- Coordenação visual e manual;
- Destreza manual;
- Observação;
- Imaginação;
- Fazer comparações;
- Reconhecimento de formas.
A professora deverá fazer um buraco bem pequeno no centro do papel
cartão, em seguida colocará a figura embaixo do papel cartão, deixando
a mostra só uma parte, as crianças tentarão adivinhar o que é o nome do
que está debaixo do papel, ou seja, conseguir adivinhar a figura através do buraco.
OBJETIVO
- Percepção visual;
- Coordenação visual e manual;
- Destreza manual;
- Observação;
- Imaginação;
- Fazer comparações;
- Reconhecimento de formas.
ORDENS CONTRÁRIAS
IDADE = A partir dos 6 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O condutor deve colocar as crianças enfileiradas na posição
horizontal e dar ordens para as crianças, porém as crianças
devem fazer exatamente o contrário que o condutor mandar,
se alguma criança obedecer a ordem será eliminada.
OBJETIVO
- Integração da sala;
- Atenção;
- Rapidez;
- Agilidade;
- Compreensão;
- Percepção auditiva.
IDADE = A partir dos 6 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O condutor deve colocar as crianças enfileiradas na posição
horizontal e dar ordens para as crianças, porém as crianças
devem fazer exatamente o contrário que o condutor mandar,
se alguma criança obedecer a ordem será eliminada.
OBJETIVO
- Integração da sala;
- Atenção;
- Rapidez;
- Agilidade;
- Compreensão;
- Percepção auditiva.
PALAVRA CHAVE
IDADE = 3 a 6 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O professor deverá falar uma palavra chave, ele contará uma
história, todas as vezes que está palavra for dita as crianças
deverão bater palmas ou outro som a ser determinado pelo condutor.
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Atenção;
- Percepção auditiva;
- Lingüagem oral.
IDADE = 3 a 6 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O professor deverá falar uma palavra chave, ele contará uma
história, todas as vezes que está palavra for dita as crianças
deverão bater palmas ou outro som a ser determinado pelo condutor.
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Atenção;
- Percepção auditiva;
- Lingüagem oral.
PALAVRA SURPRESA
IDADE = 9 a 12 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O professor deve colocar um aluno para fora da sala.
Os que permanecerem vão escolher uma palavra (concreta ou abstrata),
depois que todos souberem qual é a palavra o aluno que estava
fora da sala deve entrar e fazer perguntas aos colegas para poder
adivinhar qual a palavra escolhida, porém, os alunos só poderão responder
"sim ou não". O aluno ganhará um ponto se acertar a palavra e
retornará ao seu lugar se após 3 tentativas ele não descobrir a palavra secreta.
OBS: Se a classe for muito numerosa o aluno só
poderá perguntar
uma vez para cada aluno, mas se a classe for pequena o professor
deve conduzir o final das perguntas.
OBJETIVO
- Integração do grupo;
- Imaginação;
- Concentração;
- Habilidade em memorizar dados;
- Capacidade de dedução.
IDADE = 9 a 12 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O professor deve colocar um aluno para fora da sala.
Os que permanecerem vão escolher uma palavra (concreta ou abstrata),
depois que todos souberem qual é a palavra o aluno que estava
fora da sala deve entrar e fazer perguntas aos colegas para poder
adivinhar qual a palavra escolhida, porém, os alunos só poderão responder
"sim ou não". O aluno ganhará um ponto se acertar a palavra e
retornará ao seu lugar se após 3 tentativas ele não descobrir a palavra secreta.
OBS: Se a classe for muito numerosa o aluno só
poderá perguntar
uma vez para cada aluno, mas se a classe for pequena o professor
deve conduzir o final das perguntas.
OBJETIVO
- Integração do grupo;
- Imaginação;
- Concentração;
- Habilidade em memorizar dados;
- Capacidade de dedução.
PALAVRAS AO VENTO
IDADE = A partir dos 9 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
Um aluno escreverá uma palavra bem lentamente no ar, os outros
alunos deverão descobrir que palavra ele escreveu. Quando ele
terminar, cada aluno na sua vez dirá o que ele escreveu, para
cada aluno que acertar marcará um ponto, se caso ninguém
acertar, o aluno não passa a sua vez e continua
a escrever, mas se alguém acertar ele passará sua vez para o próximo.
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Observação;
- Atenção;
- Percepção visual;
- Imaginação.
IDADE = A partir dos 9 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
Um aluno escreverá uma palavra bem lentamente no ar, os outros
alunos deverão descobrir que palavra ele escreveu. Quando ele
terminar, cada aluno na sua vez dirá o que ele escreveu, para
cada aluno que acertar marcará um ponto, se caso ninguém
acertar, o aluno não passa a sua vez e continua
a escrever, mas se alguém acertar ele passará sua vez para o próximo.
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Observação;
- Atenção;
- Percepção visual;
- Imaginação.
PALAVRAS ESCONDIDAS
IDADE = 5 a 7 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O professor deverá pedir aos alunos que pensem em uma palavra
e que dentro dela contenha outra, por exemplo:
MAMÃO - MÃO
CARVALHO - ALHO
METALÚRGICO - METAL.
O professor deverá estipular 2 minutos para eles pensarem,
para os alunos que acertarem 1 ponto, os que não conseguir pagarão uma prenda.
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Percepção auditiva;
- Atenção;
- Análise.
IDADE = 5 a 7 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O professor deverá pedir aos alunos que pensem em uma palavra
e que dentro dela contenha outra, por exemplo:
MAMÃO - MÃO
CARVALHO - ALHO
METALÚRGICO - METAL.
O professor deverá estipular 2 minutos para eles pensarem,
para os alunos que acertarem 1 ponto, os que não conseguir pagarão uma prenda.
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Percepção auditiva;
- Atenção;
- Análise.
PALAVRAS NA SEQÜÊNCIA
IDADE = 6 a 10 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
As crianças devem estar dispostas da maneira que quiserem.
Uma criança falará o nome de um objeto, a seguinte fala o
mesmo e acrescenta mais um e assim consequentemente,
elas não podem alterar a ordem da palavras e nem repeti-las,
se isso ocorrer a criança que errar sai do jogo e espera o fim para retornar.
OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Atenção;
- Memorização;
- Percepção auditiva;
- Seqüência.
IDADE = 6 a 10 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
As crianças devem estar dispostas da maneira que quiserem.
Uma criança falará o nome de um objeto, a seguinte fala o
mesmo e acrescenta mais um e assim consequentemente,
elas não podem alterar a ordem da palavras e nem repeti-las,
se isso ocorrer a criança que errar sai do jogo e espera o fim para retornar.
OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Atenção;
- Memorização;
- Percepção auditiva;
- Seqüência.
PALAVRAS PROIBIDAS
IDADE = 9 a 12 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O professor deve falar a classe quais são as palavras proibidas
que será: não, sim e porque. Vai escolher um aluno que vai ser
interrogado pelos demais colegas, que irão fazer perguntas que
induzirá a criança interrogada a falar as palavras proibidas,
quando este errar deverá pagar uma prenda e dar a vez a outro colega.
OBJETIVO
- Integração do grupo;
- Atenção;
- Observação;
- Elaboração de perguntas;
- Raciocínio;
- Percepção auditiva;
- Pensamento crítico;
- Aquisição de linguagem.
IDADE = 9 a 12 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O professor deve falar a classe quais são as palavras proibidas
que será: não, sim e porque. Vai escolher um aluno que vai ser
interrogado pelos demais colegas, que irão fazer perguntas que
induzirá a criança interrogada a falar as palavras proibidas,
quando este errar deverá pagar uma prenda e dar a vez a outro colega.
OBJETIVO
- Integração do grupo;
- Atenção;
- Observação;
- Elaboração de perguntas;
- Raciocínio;
- Percepção auditiva;
- Pensamento crítico;
- Aquisição de linguagem.
PARA QUE SERVE
IDADE = 4 a 7 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O professor deverá imaginar um objeto e fazer a seguinte pergunta:
Este objeto serve para pintar ?
As crianças deverão tentar adivinhar dizendo os objetos
que lhe vier a mente: canetinha, lápis de cor, giz de cera,
pincel, etc. O professor deverá fazer várias perguntas,
dificultando na medida do possível. O aluno que acertar
ganhará um ponto, vencerá o que tiver mais pontos.
OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Imaginação;
- Lingüagem oral.
IDADE = 4 a 7 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O professor deverá imaginar um objeto e fazer a seguinte pergunta:
Este objeto serve para pintar ?
As crianças deverão tentar adivinhar dizendo os objetos
que lhe vier a mente: canetinha, lápis de cor, giz de cera,
pincel, etc. O professor deverá fazer várias perguntas,
dificultando na medida do possível. O aluno que acertar
ganhará um ponto, vencerá o que tiver mais pontos.
OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Imaginação;
- Lingüagem oral.
PASSAGEM PELOS VÃOS
IDADE = A partir dos 6 anos
MATERIAL = Garrafas de plástico vazias e uma bola.
ATIVIDADE
O condutor deverá colocar as garrafas de plástico a uma boa distância
uma da outra (dependendo da habilidade dos jogadores), em uma reta
paralela.
Os jogadores deverão jogar a bola rastejando no chão e tentar
não atingir as garrafas de plástico, as crianças que conseguirem
mais vezes passar pelos vãos das garrafas ganharão o jogo.
OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Coordenação visomotora;
- Coordenação motora;
- Atenção;
- Orientação espacial;
- Precisão no arremesso.
IDADE = A partir dos 6 anos
MATERIAL = Garrafas de plástico vazias e uma bola.
ATIVIDADE
O condutor deverá colocar as garrafas de plástico a uma boa distância
uma da outra (dependendo da habilidade dos jogadores), em uma reta
paralela.
Os jogadores deverão jogar a bola rastejando no chão e tentar
não atingir as garrafas de plástico, as crianças que conseguirem
mais vezes passar pelos vãos das garrafas ganharão o jogo.
OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Coordenação visomotora;
- Coordenação motora;
- Atenção;
- Orientação espacial;
- Precisão no arremesso.
PÁSSAROS EM FUGA
IDADE = 5 a 9 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O condutor deve dispor as crianças em círculo, deixando 5 integrantes
dentro do círculo, que serão os pássaros. As crianças devem
rodar cantando uma música, quando esta terminar os pássaros
deverão tentar fugir e os integrantes da roda não podem deixar,
os pássaros tentarão sair por debaixo dos braços de seus colegas.
Quando todos estiverem livres a brincadeira recomeça com outros pássaros.
OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Atenção;
- Coordenação motora ampla;
- Orientação espacial;
- Agilidade.
IDADE = 5 a 9 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O condutor deve dispor as crianças em círculo, deixando 5 integrantes
dentro do círculo, que serão os pássaros. As crianças devem
rodar cantando uma música, quando esta terminar os pássaros
deverão tentar fugir e os integrantes da roda não podem deixar,
os pássaros tentarão sair por debaixo dos braços de seus colegas.
Quando todos estiverem livres a brincadeira recomeça com outros pássaros.
OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Atenção;
- Coordenação motora ampla;
- Orientação espacial;
- Agilidade.
PASSEIO HISTÓRICO
IDADE = A partir dos 5 anos
MATERIAL = Papel, material coletado em um passeio.
ATIVIDADE
O professor antes do passeio deverá pedir para que as crianças
coletar objetos(papéis, ingressos, embalagens de doces, sorvetes).
No dia seguinte,
o professor deverá trazer revistas ou fotos
com meio de transportes e montar com as crianças
um livro contando a história do passeio. Procurar nas
revistas o meio de transporte que foi utilizado para o
passeio, se houve outro tipo de meio de transportes,
quais os alimentos que comeram, colar os ingressos,
as embalagens de produtos ou alimentos adquiridos nos passeios, etc....
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Observação;
- Atenção aos fatos;
- Imaginação;
- Pensamento crítico;
- Reconhecimento de palavras a primeira vista;
- Escolher e classificar;
- Atenção.
IDADE = A partir dos 5 anos
MATERIAL = Papel, material coletado em um passeio.
ATIVIDADE
O professor antes do passeio deverá pedir para que as crianças
coletar objetos(papéis, ingressos, embalagens de doces, sorvetes).
No dia seguinte,
o professor deverá trazer revistas ou fotos
com meio de transportes e montar com as crianças
um livro contando a história do passeio. Procurar nas
revistas o meio de transporte que foi utilizado para o
passeio, se houve outro tipo de meio de transportes,
quais os alimentos que comeram, colar os ingressos,
as embalagens de produtos ou alimentos adquiridos nos passeios, etc....
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Observação;
- Atenção aos fatos;
- Imaginação;
- Pensamento crítico;
- Reconhecimento de palavras a primeira vista;
- Escolher e classificar;
- Atenção.
PASSO A PASSO
IDADE = A partir dos 4 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
A professora colocará os alunos sentados no chão e depois ela marcará
no chão um sinal e pegará um aluno por vez e fará com que ele dê passos
até um ponto visível para todos como por exemplo: um banco, uma árvore,
o bebedouro, etc..., cada aluno deverá contar quantos
passos deu até
chegar no local indicado, depois a professora deverá fazer um comentário
por que alguns alunos deram mais passos que os outros? Por que o mesmo
aluno deu mais ou menos passos quando mudou do local indicado, etc...
OBJETIVO
- Seqüência;
- Contar;
- Analisar distâncias;
- Observação;
- Concentração;
- Pensamento lógico.
IDADE = A partir dos 4 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
A professora colocará os alunos sentados no chão e depois ela marcará
no chão um sinal e pegará um aluno por vez e fará com que ele dê passos
até um ponto visível para todos como por exemplo: um banco, uma árvore,
o bebedouro, etc..., cada aluno deverá contar quantos
passos deu até
chegar no local indicado, depois a professora deverá fazer um comentário
por que alguns alunos deram mais passos que os outros? Por que o mesmo
aluno deu mais ou menos passos quando mudou do local indicado, etc...
OBJETIVO
- Seqüência;
- Contar;
- Analisar distâncias;
- Observação;
- Concentração;
- Pensamento lógico.
RODANDO O SAQUINHO
IDADE = 3 a 7 anos
MATERIAL = Um saquinho de areia
ATIVIDADE
O condutor vai dispor as crianças em roda, uma delas ficará com
o saquinho de areia e uma outra ficará fora da roda e de costas para as outras,
essa cantará uma música e a criança que está com o saquinho começará a
passar o saquinho para o seu colega seguinte e assim sucessivamente até
que a música termine, a criança que terminar com o saquinho na mão
deverá pagar uma prenda e ocupar o lugar do cantor.
OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Coordenação;
- Percepção auditiva;
- Observação;
- Destreza manual;
- Seqüência.
IDADE = 3 a 7 anos
MATERIAL = Um saquinho de areia
ATIVIDADE
O condutor vai dispor as crianças em roda, uma delas ficará com
o saquinho de areia e uma outra ficará fora da roda e de costas para as outras,
essa cantará uma música e a criança que está com o saquinho começará a
passar o saquinho para o seu colega seguinte e assim sucessivamente até
que a música termine, a criança que terminar com o saquinho na mão
deverá pagar uma prenda e ocupar o lugar do cantor.
OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Coordenação;
- Percepção auditiva;
- Observação;
- Destreza manual;
- Seqüência.
SACO SURPRESA
IDADE = De 6 a 8 anos
MATERIAL = Saco de pano, canetão preto, papel canson, contact e tesoura.
ATIVIDADE
O professor deverá recortar quadrados de 5cm por 5cm
e dento deles escrever em letras grandes os encontros consonantais:
bl, br, cl, cr, dr, fl, fr, gl, gr, pl, pr, tl, tr, vr e os dígrafos: ch, lh, nh, rr, ss, gu, qu, sc, sç, xc. Após isso passar contact em cima dos quadrados e colocá-los em um saco.
O professor irá passar o saco e cada criança deverá pegar
um cartão, ela deverá dizer uma palavra que tenha ou o
encontro consonantal ou o dígrafo. Se acertar marca
um ponto, se erra não marcará nada.
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Atenção;
- Percepção auditiva;
- Percepção visual;
- Imaginação;
- Aquisição de lingüagem.
IDADE = De 6 a 8 anos
MATERIAL = Saco de pano, canetão preto, papel canson, contact e tesoura.
ATIVIDADE
O professor deverá recortar quadrados de 5cm por 5cm
e dento deles escrever em letras grandes os encontros consonantais:
bl, br, cl, cr, dr, fl, fr, gl, gr, pl, pr, tl, tr, vr e os dígrafos: ch, lh, nh, rr, ss, gu, qu, sc, sç, xc. Após isso passar contact em cima dos quadrados e colocá-los em um saco.
O professor irá passar o saco e cada criança deverá pegar
um cartão, ela deverá dizer uma palavra que tenha ou o
encontro consonantal ou o dígrafo. Se acertar marca
um ponto, se erra não marcará nada.
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Atenção;
- Percepção auditiva;
- Percepção visual;
- Imaginação;
- Aquisição de lingüagem.
SELECIONANDO INFORMAÇÕES
IDADE = A partir dos 3 anos
MATERIAL = Cartolina, cola, revista e tesoura.
ATIVIDADE
A professora irá elaborar uma vez por semana com as crianças
cartazes diferentes, classificando-os de acordo com a necessidade
do seu planejamento, ela poderá pedir em um dia que eles procurem
por frutas, na outra por tipos de flores, em outra vez tipos de pessoas
diferentes. É uma atividade que dá para variar de várias formas
ampliando a visão das crianças.
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Coordenação motora;
- Percepção visual;
- Pensamento crítico;
- Separação;
- Classificação;
- Observação;
- Atenção.
IDADE = A partir dos 3 anos
MATERIAL = Cartolina, cola, revista e tesoura.
ATIVIDADE
A professora irá elaborar uma vez por semana com as crianças
cartazes diferentes, classificando-os de acordo com a necessidade
do seu planejamento, ela poderá pedir em um dia que eles procurem
por frutas, na outra por tipos de flores, em outra vez tipos de pessoas
diferentes. É uma atividade que dá para variar de várias formas
ampliando a visão das crianças.
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Coordenação motora;
- Percepção visual;
- Pensamento crítico;
- Separação;
- Classificação;
- Observação;
- Atenção.
SEM TERRA
IDADE = A partir dos 5 anos
MATERIAL = Fita crepe
ATIVIDADE
O condutor fará um retângulo grande no chão, colocará
as crianças sentadas de costas uma pra outra dentro do círculo,
ao sinal as crianças tentarão colocar os colegas para fora da
demarcação de retângulo que se denominará terreno as crianças
que saírem do limite marcado sairão do jogo e o último
que ficar será o dono do terreno.
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Reconhecer formas;
- Força;
- Atenção;
- Coordenação.
MATERIAL = Fita crepe
ATIVIDADE
O condutor fará um retângulo grande no chão, colocará
as crianças sentadas de costas uma pra outra dentro do círculo,
ao sinal as crianças tentarão colocar os colegas para fora da
demarcação de retângulo que se denominará terreno as crianças
que saírem do limite marcado sairão do jogo e o último
que ficar será o dono do terreno.
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Reconhecer formas;
- Força;
- Atenção;
- Coordenação.
SEQÜÊNCIA
IDADE = A partir dos 4 anos
MATERIAL = Bolas para fazer colar 2 cores (grandes) e fio de naylon.
ATIVIDADE
A professora fará com as crianças colares de contas alternando
as cores. Por exemplo: uma vermelha e uma branca, dependendo
da idade a professora poderá fazer com miçangas e com mais cores.
OBJETIVO
- Alternar cores;
- Observação;
- Percepção visual;
- Contagem;
- Atenção;
- Padrões;
- Coordenação visual e manual.
STOP
IDADE = A partir de 9 anos
MATERIAL = Papel e caneta
ATIVIDADE
Cada aluno deverá ter em mãos uma folha de papel e uma caneta.
Deverão fazer 10 colunas, cada uma com o seguinte item:
nome, cor, carro, flor, cidade, país, cigarro, animais, frutas e marcas.
Um aluno deverá dizer uma letra e todos tentarão achar palavras
com essa letra que se encaixe em todos os itens do papel,
quando alguém terminar deve dizer "STOP"
, após isso ninguém
mais poderá escrever. Todos deverão dizer as palavras que escreveram
se não houver palavras de um item repetidas os jogadores somarão 10
pontos e a cada palavra repetida 5 pontos. Para recomeçar
outro aluno escolherá outra letra, nunca poderá ser repetida uma letra.
O jogador que somar mais pontos ganhará o jogo.
OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Memória;
- Rapidez;
- Vocabulário.
IDADE = A partir de 9 anos
MATERIAL = Papel e caneta
ATIVIDADE
Cada aluno deverá ter em mãos uma folha de papel e uma caneta.
Deverão fazer 10 colunas, cada uma com o seguinte item:
nome, cor, carro, flor, cidade, país, cigarro, animais, frutas e marcas.
Um aluno deverá dizer uma letra e todos tentarão achar palavras
com essa letra que se encaixe em todos os itens do papel,
quando alguém terminar deve dizer "STOP"
, após isso ninguém
mais poderá escrever. Todos deverão dizer as palavras que escreveram
se não houver palavras de um item repetidas os jogadores somarão 10
pontos e a cada palavra repetida 5 pontos. Para recomeçar
outro aluno escolherá outra letra, nunca poderá ser repetida uma letra.
O jogador que somar mais pontos ganhará o jogo.
OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Memória;
- Rapidez;
- Vocabulário.
TÁ QUENTE E TÁ FRIO
IDADE = A partir dos 4 anos
MATERIAL = Objetos variados
ATIVIDADE
O condutor deve pedir aos participantes que saiam da sala ou
que fechem os olhos, quando tudo estiver ok, o condutor deve
esconder o objeto sem que eles vejam, após ter escondido deve
pedir para que todos retornem e procurem o objeto o condutor
vai ficar observando o grupo e dizer se estão quente (perto do objeto)
ou frio (longe o objeto). Quem achar ganha o direito de esconder o objeto novamente.
OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Percepção auditiva;
- Percepção visual;
- Atenção;
- Observação;
- Motricidade ampla;
- Chegar à conclusões.
IDADE = A partir dos 4 anos
MATERIAL = Objetos variados
ATIVIDADE
O condutor deve pedir aos participantes que saiam da sala ou
que fechem os olhos, quando tudo estiver ok, o condutor deve
esconder o objeto sem que eles vejam, após ter escondido deve
pedir para que todos retornem e procurem o objeto o condutor
vai ficar observando o grupo e dizer se estão quente (perto do objeto)
ou frio (longe o objeto). Quem achar ganha o direito de esconder o objeto novamente.
OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Percepção auditiva;
- Percepção visual;
- Atenção;
- Observação;
- Motricidade ampla;
- Chegar à conclusões.
TEATRO DOS SACOS
IDADE = A partir dos 4 anos
MATERIAL = Saco de papel, canetas hidrocor, lantejoulas, lã, cola, tesoura e papéis coloridos.
ATIVIDADE
As crianças deverão confeccionar suas próprias máscaras,
usando muito a criatividade, depois de todas feitas as crianças
deverão fazer um teatro (com a orientação da professora),
se a classe for numerosa deverá se dividir em grupos.
As histórias devem ser curtas e elaboradas pelas
próprias crianças, a professora deve apenas orientar.
OBJETIVO
- Imaginação;
- Integrar a sala;
- Desenvolve a pintura e o desenho;
- Aquisição de linguagem;
- Motricidade fina;
- Pensamento crítico.
IDADE = A partir dos 4 anos
MATERIAL = Saco de papel, canetas hidrocor, lantejoulas, lã, cola, tesoura e papéis coloridos.
ATIVIDADE
As crianças deverão confeccionar suas próprias máscaras,
usando muito a criatividade, depois de todas feitas as crianças
deverão fazer um teatro (com a orientação da professora),
se a classe for numerosa deverá se dividir em grupos.
As histórias devem ser curtas e elaboradas pelas
próprias crianças, a professora deve apenas orientar.
OBJETIVO
- Imaginação;
- Integrar a sala;
- Desenvolve a pintura e o desenho;
- Aquisição de linguagem;
- Motricidade fina;
- Pensamento crítico.
TELEFONE SEM FIO
IDADE = 4 a 8 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O condutor deve formar uma fila, a primeira criança deve
falar uma frase no ouvido do colega do lado e esse deve
fazer o mesmo e assim sucessivamente até que chegue no
último da fila. Quando chegar no último da fila o primeiro
deve falar a frase que ele disse e o último falar o que
chegou até ele. Está frase sempre se modifica durante o caminho.
OBJETIVO
- Integração do grupo;
- Percepção auditiva;
- Atenção;
- Desenvolvimento da fala.
IDADE = 4 a 8 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O condutor deve formar uma fila, a primeira criança deve
falar uma frase no ouvido do colega do lado e esse deve
fazer o mesmo e assim sucessivamente até que chegue no
último da fila. Quando chegar no último da fila o primeiro
deve falar a frase que ele disse e o último falar o que
chegou até ele. Está frase sempre se modifica durante o caminho.
OBJETIVO
- Integração do grupo;
- Percepção auditiva;
- Atenção;
- Desenvolvimento da fala.
TELEVISÃO ENGRAÇADA
IDADE = A partir dos 5 anos
MATERIAL = Caixa de papelão, tesoura, cabos de vassoura, tampas de garrafa e cola.
ATIVIDADE
O professor deverá construir a televisão. Corte um retângulo
para ser a tela, dos lados da caixa faça 2 buracos (um em cima
e o outro embaixo), para colocar os cabos de vassoura.
Peça para as crianças desenharem uma história,
cada folha deverá ter uma imagem que será seqüência das anteriores, depois da história montada com a ajuda do professor a criança irá colar as folhas na seqüência
e depois colá-las firmemente Nos cabos de vassoura(as pontas da história),
que servirão como manivelas para rodar a história
é interessante que cada criança produza sua história e que a conte para os colegas.
OBJETIVO
- Estimula a criatividade;
- Imaginação;
- Percepção visual;
- Percepção auditiva;
- Atenção;
- Aquisição de linguagem;
- Seqüência.
IDADE = A partir dos 5 anos
MATERIAL = Caixa de papelão, tesoura, cabos de vassoura, tampas de garrafa e cola.
ATIVIDADE
O professor deverá construir a televisão. Corte um retângulo
para ser a tela, dos lados da caixa faça 2 buracos (um em cima
e o outro embaixo), para colocar os cabos de vassoura.
Peça para as crianças desenharem uma história,
cada folha deverá ter uma imagem que será seqüência das anteriores, depois da história montada com a ajuda do professor a criança irá colar as folhas na seqüência
e depois colá-las firmemente Nos cabos de vassoura(as pontas da história),
que servirão como manivelas para rodar a história
é interessante que cada criança produza sua história e que a conte para os colegas.
OBJETIVO
- Estimula a criatividade;
- Imaginação;
- Percepção visual;
- Percepção auditiva;
- Atenção;
- Aquisição de linguagem;
- Seqüência.
TEMAS DE DESENHOS
IDADE = A partir dos 6 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O professor escolherá uma criança e pedirá para que ela faça a mímica
de um desenho animado, as outras crianças deverão adivinhar qual
o nome do desenho que a criança está tentando representar.
A criança que adivinhar ganhará um ponto e será a próxima a fazer a mímica.
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Observação;
- Atenção;
- Percepção visual;
- Imaginação;
- Compreensão.
IDADE = A partir dos 6 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O professor escolherá uma criança e pedirá para que ela faça a mímica
de um desenho animado, as outras crianças deverão adivinhar qual
o nome do desenho que a criança está tentando representar.
A criança que adivinhar ganhará um ponto e será a próxima a fazer a mímica.
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Observação;
- Atenção;
- Percepção visual;
- Imaginação;
- Compreensão.
TIRO NO ESCURO
IDADE = A partir dos 7 anos
MATERIAL = Bola
ATIVIDADE
As crianças deverão se dispor da maneira que quiserem,
uma criança ficará de costas para o restante da turma
e com a posse da bola, ao sinal do condutor ela arremessará
a bola aos colegas, um deve pegar a bola e imediatamente tanto
ele como todos os outros colegas deverão colocar as mãos para
trás para confundir o arremessador e ele tentará adivinhar quem
está com ela, se acertar ganha um ponto, se errar paga uma prenda.
OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Coordenação motora ampla;
- Coordenação visomotora;
- Observação;
- Atenção.
IDADE = A partir dos 7 anos
MATERIAL = Bola
ATIVIDADE
As crianças deverão se dispor da maneira que quiserem,
uma criança ficará de costas para o restante da turma
e com a posse da bola, ao sinal do condutor ela arremessará
a bola aos colegas, um deve pegar a bola e imediatamente tanto
ele como todos os outros colegas deverão colocar as mãos para
trás para confundir o arremessador e ele tentará adivinhar quem
está com ela, se acertar ganha um ponto, se errar paga uma prenda.
OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Coordenação motora ampla;
- Coordenação visomotora;
- Observação;
- Atenção.
TRABALHANDO O SENTIDO DA AUDIÇÃO
IDADE = 4 a 7 anos
MATERIAL = Uma venda para olhos, um toca fita, uma fita gravada com vários sons e vários objetos.
ATIVIDADE
Uma criança ficará de olhos vendados, o condutor ligará o som
que poderá ter os sons da natureza como: vento, chuva, trovão,
etc.; som de muitas vozes, batidas de instrumentos, etc.; ou então dentro do próprio ambiente o professor poderá bater palmas, derrubar objetos como: lápis, bola, moeda,
livro, etc.. Se a criança acertar ganhará um ponto e dará a vez a
outra criança, se errar dará a vez a outro do mesmo jeito,
porém não ganhará ponto.
OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Percepção auditiva;
- Linguagem oral;
- Atenção.
IDADE = 4 a 7 anos
MATERIAL = Uma venda para olhos, um toca fita, uma fita gravada com vários sons e vários objetos.
ATIVIDADE
Uma criança ficará de olhos vendados, o condutor ligará o som
que poderá ter os sons da natureza como: vento, chuva, trovão,
etc.; som de muitas vozes, batidas de instrumentos, etc.; ou então dentro do próprio ambiente o professor poderá bater palmas, derrubar objetos como: lápis, bola, moeda,
livro, etc.. Se a criança acertar ganhará um ponto e dará a vez a
outra criança, se errar dará a vez a outro do mesmo jeito,
porém não ganhará ponto.
OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Percepção auditiva;
- Linguagem oral;
- Atenção.
TRABALHO EM GRUPO
IDADE = A partir dos 3 anos
MATERIAL = Cartaz de pregas, figuras de crianças fazendo tarefas,
cartões com todos os nomes de alunos e cartões com os dias da semana.
ATIVIDADE
O professor trará já pronto o cartaz de pregas, os cartões com os dias da semana
e os nomes dos alunos e as ilustrações. O professor montará de
acordo com a quantidade de alunos e tarefas a serem realizadas, as tarefas podem ser:
recolher as agendas, distribuir folhas com atividades,
distribuir material (canetinha, giz, lápis), limpar as mesas,
recolher os lixos, entre outras tarefas. As crianças adorarão esta
atividade e se sentirão úteis em fazer algo. Todos os dias o
professor deverá mudar as tarefa e os
alunos para que não se cansem do seu trabalho e aprendam a realizar os outros.
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Percepção visual;
- Identificação das tarefas;
- Reconhecimento do próprio nome;
- Importância de sua ajuda;
- Observação;
- Atenção;
- Reconhecimento dos dias da semana.
IDADE = A partir dos 3 anos
MATERIAL = Cartaz de pregas, figuras de crianças fazendo tarefas,
cartões com todos os nomes de alunos e cartões com os dias da semana.
ATIVIDADE
O professor trará já pronto o cartaz de pregas, os cartões com os dias da semana
e os nomes dos alunos e as ilustrações. O professor montará de
acordo com a quantidade de alunos e tarefas a serem realizadas, as tarefas podem ser:
recolher as agendas, distribuir folhas com atividades,
distribuir material (canetinha, giz, lápis), limpar as mesas,
recolher os lixos, entre outras tarefas. As crianças adorarão esta
atividade e se sentirão úteis em fazer algo. Todos os dias o
professor deverá mudar as tarefa e os
alunos para que não se cansem do seu trabalho e aprendam a realizar os outros.
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Percepção visual;
- Identificação das tarefas;
- Reconhecimento do próprio nome;
- Importância de sua ajuda;
- Observação;
- Atenção;
- Reconhecimento dos dias da semana.
TRANSPORTANDO CONFETES
IDADE = A partir dos 7 anos
MATERIAL = Confetes, pratos e canudos
ATIVIDADE
O professor colocará em cada mesa 2 pratos, um com 10 confetes
e outro vazio, distribuirá entre as crianças os canudinhos, ao sinal do
professor as crianças deverão sugar os confetes com os canudinhos
e transportá-los para o outro prato, quem conseguir transportar mais
rápido todos os confetes ganhará a competição.
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Coordenação;
- Atenção;
- Capacidade de sugar e segurar;
- Habilidade.
IDADE = A partir dos 7 anos
MATERIAL = Confetes, pratos e canudos
ATIVIDADE
O professor colocará em cada mesa 2 pratos, um com 10 confetes
e outro vazio, distribuirá entre as crianças os canudinhos, ao sinal do
professor as crianças deverão sugar os confetes com os canudinhos
e transportá-los para o outro prato, quem conseguir transportar mais
rápido todos os confetes ganhará a competição.
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Coordenação;
- Atenção;
- Capacidade de sugar e segurar;
- Habilidade.
UTILIZANDO O TATO PARA RECONHECER FIGURAS
IDADE = A partir dos 4 anos
MATERIAL = Um saco de pano grande, vários tamanhos das figuras
geométricas básicas (triângulo, círculo, retângulo, quadrado).
ATIVIDADE
A professora colocará todas as figuras dentro do saco e pedirá
para cada criança em sua vez apalpar a figura dentro do saco e
dizer qual figura que é, se acertar ganhará um ponto, se errar
pagará uma prenda escolhida pelos colegas.
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Reconhecer as formas;
- Percepção tátil;
- Atenção.
IDADE = A partir dos 4 anos
MATERIAL = Um saco de pano grande, vários tamanhos das figuras
geométricas básicas (triângulo, círculo, retângulo, quadrado).
ATIVIDADE
A professora colocará todas as figuras dentro do saco e pedirá
para cada criança em sua vez apalpar a figura dentro do saco e
dizer qual figura que é, se acertar ganhará um ponto, se errar
pagará uma prenda escolhida pelos colegas.
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Reconhecer as formas;
- Percepção tátil;
- Atenção.
VAMOS ÀS COMPRAS
IDADE = 6 anos em diante
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
Uma criança deve começar a brincadeira dizendo que ela precisa
fazer compras e todas coisas que ela tem que comprar deve
começar com uma determinada letra, por exemplo:
preciso comprar peixe, a criança seguinte tem que
falar outra palavra que comece com a letra p (pregos
, pasta, porca, etc...) e assim consequentemente.
A criança que não conseguir continuar, será eliminada.
OBJETIVO
- Integração do grupo;
- Reconhecimento das letras do alfabeto;
- Discriminação auditiva;
- Memória;
- Atenção;
- Imaginação.
IDADE = 6 anos em diante
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
Uma criança deve começar a brincadeira dizendo que ela precisa
fazer compras e todas coisas que ela tem que comprar deve
começar com uma determinada letra, por exemplo:
preciso comprar peixe, a criança seguinte tem que
falar outra palavra que comece com a letra p (pregos
, pasta, porca, etc...) e assim consequentemente.
A criança que não conseguir continuar, será eliminada.
OBJETIVO
- Integração do grupo;
- Reconhecimento das letras do alfabeto;
- Discriminação auditiva;
- Memória;
- Atenção;
- Imaginação.
VARETAS
IDADE = A partir de 6 anos
MATERIAL = 40 palitos de churrasco e durex colorido.
ATIVIDADE
O condutor deverá encapar os palitos com os durex da seguinte forma:
20 vermelhos, 12 amarelos, 5 verdes, 3 laranjas e 3 azuis.
Depois de todos encapados, um jogador deverá segurar todos
os palitos em pé, no centro da mesa, logo após deverá soltar
todos os palitos para que caiam em desordem.
Cada jogador em
sua vez tentará retirar uma vareta, sem mexer nas restantes,
se isso acontecer, o jogador passará a vez para o seguinte,
até que não sobre nenhuma vareta. Depois é só contar
os pontos para ver quem será o vencedor.
Os vermelhos valem 3 pontos, os amarelos 5 pontos, os verdes 10 pontos,
os laranjas 15 e os azuis 20 pontos.
OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Atenção;
- Coordenação;
- Cores;
- Destreza;
- Paciência.
IDADE = A partir de 6 anos
MATERIAL = 40 palitos de churrasco e durex colorido.
ATIVIDADE
O condutor deverá encapar os palitos com os durex da seguinte forma:
20 vermelhos, 12 amarelos, 5 verdes, 3 laranjas e 3 azuis.
Depois de todos encapados, um jogador deverá segurar todos
os palitos em pé, no centro da mesa, logo após deverá soltar
todos os palitos para que caiam em desordem.
Cada jogador em
sua vez tentará retirar uma vareta, sem mexer nas restantes,
se isso acontecer, o jogador passará a vez para o seguinte,
até que não sobre nenhuma vareta. Depois é só contar
os pontos para ver quem será o vencedor.
Os vermelhos valem 3 pontos, os amarelos 5 pontos, os verdes 10 pontos,
os laranjas 15 e os azuis 20 pontos.
OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Atenção;
- Coordenação;
- Cores;
- Destreza;
- Paciência.
VIGIANDO OS COLEGAS
IDADE = A partir dos 4 anos
MATERIAL = Papel e lápis
ATIVIDADE
A professora vai fazer uma lista com os nomes dos alunos da sala e vai pedir
para que eles vigiem seus colegas
contando e anotando
(simbolicamente: com bolinhas ou tracinhos)
quantas vezes cada um conseguirá fazer determinada tarefa que a professora
determinar, por exemplo: bater a bola seguidamente, pular corda.
Esta é uma atividade ótima para relacionar os números com a quantidade.
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Contar;
- Recolher e anotar dados;
- Representar em algarismo a quantidade indicada.
IDADE = A partir dos 4 anos
MATERIAL = Papel e lápis
ATIVIDADE
A professora vai fazer uma lista com os nomes dos alunos da sala e vai pedir
para que eles vigiem seus colegas
contando e anotando
(simbolicamente: com bolinhas ou tracinhos)
quantas vezes cada um conseguirá fazer determinada tarefa que a professora
determinar, por exemplo: bater a bola seguidamente, pular corda.
Esta é uma atividade ótima para relacionar os números com a quantidade.
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Contar;
- Recolher e anotar dados;
- Representar em algarismo a quantidade indicada.
VIVOS E NÃO-VIVOS
IDADE = Dos 4 a 8 anos
MATERIAL = Papel cartão, revistas, cola, tesoura e contact.
ATIVIDADE
O professor introduzirá com a aula se seres vivos e não-vivos,
após a explicação o professor pedirá as crianças que procurem nas
revistas seres vivos e não vivos, após acharem deverão recortar
e colar no papel cartão e com auxílio
da professora (dependendo da idade) escreverão em baixo se é um
ser vivo ou não-vivo. Depois que todos já tiverem achado bastante
a professora passará contact e colocará todas as peças para
baixo e pedirá aos alunos que tentem achar as figuras
de um mesmo grupo vivo ou não-vivo.
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Assimilar o conteúdo dado;
- Coordenação;
- Atenção;
- Observação;
- Pensamento crítico;
- Separação e classificação;
- Resolução de problemas.
IDADE = Dos 4 a 8 anos
MATERIAL = Papel cartão, revistas, cola, tesoura e contact.
ATIVIDADE
O professor introduzirá com a aula se seres vivos e não-vivos,
após a explicação o professor pedirá as crianças que procurem nas
revistas seres vivos e não vivos, após acharem deverão recortar
e colar no papel cartão e com auxílio
da professora (dependendo da idade) escreverão em baixo se é um
ser vivo ou não-vivo. Depois que todos já tiverem achado bastante
a professora passará contact e colocará todas as peças para
baixo e pedirá aos alunos que tentem achar as figuras
de um mesmo grupo vivo ou não-vivo.
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Assimilar o conteúdo dado;
- Coordenação;
- Atenção;
- Observação;
- Pensamento crítico;
- Separação e classificação;
- Resolução de problemas.