• Observar e
compreender o dinamismo presente no desenvolvimento infantil é 
fundamental para
redimensionar o fazer pedagógico. Essa compreensão 
influenciará
diretamente na qualidade da interação dos professores com a infância. 
• O conhecimento
de uma criança é construído em movimento de idas e vindas, portanto, é
fundamental que os professores assumam seu papel de mediadores na ação
educativa; mediadores que realizam intervenções pedagógicas no 
acompanhamento da
ação e do pensamento individualizado infantil. 
• Ainda hoje, na
prática cotidiana, é comum, não só na Educação Infantil, 
como nos demais
níveis de ensino, os avaliados serem só os alunos. É 
necessário que a
clássica forma de avaliar, buscando “erros” e “culpados", 
seja substituída
por uma dinâmica capaz de trazer elementos de crítica e 
transformação para
o trabalho. 
• Nesse processo,
todos – professores/recreadores, coordenação pedagógica, direção, equipe de
apoio e administrativa, crianças e responsáveis – devem, sentir-se comprometidos
com o ato avaliativo. 
• Para focar o
olhar em como se avalia, sugere-se atenção aos pontos abaixo, 
nos espaços de
educação infantil: 
Análises e
discussões periódicas sobre o trabalho pedagógico. 
Estas ações são
realizadas nos encontros periódicos. Elas fornecem elementos 
importantes para a
elaboração e reelaboração do planejamento. Igualmente 
importante é dar
voz à criança. Nesse sentido, a prática de avaliar 
coletivamente o
dia-a-dia escolar, segundo o olhar infantil, traz 
contribuições
fundamentais e surpreendentes para o adulto educador, ao mesmo tempo que
sedimenta a crença na concepção de criança cidadã.
Observações e
registros sistemáticos. 
Os registros podem
ser feitos no caderno de planejamento, onde cada professor/ recreador registra
acontecimentos novos, conquistas e/ou mudanças de seu grupo e de determinadas
crianças; dados e situações significativos acerca do trabalho realizado e
interpretações sobre as próprias atitudes e sentimentos. 
É real que, no
dia-a-dia, o professor/ recreador não consiga registrar 
informações sobre
todas as crianças do seu grupo, mas é possível que venha a 
privilegiar três
ou quatro crianças de cada vez e, assim, ao final do período, terá observado e
feito registro sobre todas as crianças. 
Utilização de
diversos instrumentos de registro. 
Para darmos espaço
à variada expressão infantil, podem-se utilizados como 
instrumentos de
registro de desenvolvimento arquivos contendo planos e materiais referentes aos
temas trabalhados, relatórios das crianças e 
portfólios. 
O
professor/recreador deve organizar um dossiê de cada criança, guardando aí 
seus materiais
mais significativos e capazes de exemplificar seu 
desenvolvimento. 
Também durante a
vivência de um projeto de trabalho, cada grupo deve ter 
como meta a
produção de um ou mais materiais que organize o conhecimento 
constituído acerca
do assunto explorado. Assim sendo, o arquivo de temas é o 
dossiê do projeto
realizado pelos grupos de uma mesma instituição. 
Construção de um
olhar global sobre a criança 
A fim de evitar um
ponto de vista unilateral sobre cada aluno, é fundamental 
buscar novos
olhares: 
- Recolhendo
outras visões sobre ela. 
- Contrastando a
visão dos responsáveis com o que se observa na escola/ creche. 
- Conhecendo o que
os responsáveis pensam sobre o que a escola/creche diz. 
- Refletindo sobre
o que a família pensa em relação aos motivos de a criança 
comportar-se de
determinada forma na escola/creche. 
- Ouvindo a
família sobre como pensa que poderia auxiliar a criança a avançar em seu
desenvolvimento.
Hábitos e
Atitudes:
Está sempre atento
na sala de aula
Relaciona-se bem
com os colegas e professores.
Ouve com atenção e
espera a sua vez de falar.
Faz a tarefa com
capricho e é pontual na sua entrega
Porta-se no
momento da merenda e higiene.
Colabora com a
limpeza da sala de aula.
É cuidadoso com o
material escolar.
Confia nas tarefas
que realiza.
Comporta-se bem
nas atividades desenvolvidas.
A conversa está
interferindo no rendimento.
Reparte os brinquedos
com os colegas
Linguagem:
Entende bem o que
lhe é falado.
Expressa-se com
clareza.
Articula bem as
palavras.
É desinibido e
gosta de participar das atividades musicais e teatrais.
Dialoga sobre suas
vivências espontaneamente.
Na hora da
história, está disposto a ouvir e participar.
Desenvolvimento
Cognitivo:
Apresenta bom
raciocínio matemático.
Tem facilidade em
compreender as noções matemáticas.
Compõe
quebra-cabeça.
Consegue
concentrar-se na realização das atividades.
Demonstra
interesse e criatividade na execução dos trabalhos.
É responsável na
execução das atividades.
Desenvolvimento
Psicomotor:
Consegue
movimentar-se bem (pular, correr, saltar, arrastar...).
Quando modela cria
formas diferentes.
Apresenta boa
motricidade fina (recortar, pintar, colar...).
Tem consciência do
seu corpo e consegue expressar-se graficamente.
Orienta-se bem no
espaço e tempo.
Orienta-se bem no
espaço e tempo.
Sobre o Autor
Nome Completo:
Samuel de Sousa Santos 
Formação:
Contabilidade 
Especialização:
Administração de Empresas Atividades realizadas: 6 anos como Gerente do antigo
Banco Bemge, 3 anos como Gerente do Banco Itaú. Gerente de Vendas do Grupo
Martins, e atualmente Diretor da Escola Inglês Curso Escola de Idiomas Ltda.
Conhecimentos: Conhecimentos avançados de técnicas de SEO, conhecimento
avançado em redes, internet, Criação e gerenciamento de sites com Joomla, e
oscommerce.
Créditos: Espaço Educar
Créditos: Espaço Educar
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


passando pra fazer uma visita e te oferecer o selo Sua amizade é Essencial
ResponderExcluirDeiso um beijinho e espero sua visita
san
olá !!!
ResponderExcluirMulher Abençoada....
seu espaço e mimos são lindos.
parabéns, te seguindo.
espero ser aprovada para retornar mais vezes...
bom inicio de semana na presença de DEUS.
beijokas...