• Observar e
compreender o dinamismo presente no desenvolvimento infantil é
fundamental para
redimensionar o fazer pedagógico. Essa compreensão
influenciará
diretamente na qualidade da interação dos professores com a infância.
• O conhecimento
de uma criança é construído em movimento de idas e vindas, portanto, é
fundamental que os professores assumam seu papel de mediadores na ação
educativa; mediadores que realizam intervenções pedagógicas no
acompanhamento da
ação e do pensamento individualizado infantil.
• Ainda hoje, na
prática cotidiana, é comum, não só na Educação Infantil,
como nos demais
níveis de ensino, os avaliados serem só os alunos. É
necessário que a
clássica forma de avaliar, buscando “erros” e “culpados",
seja substituída
por uma dinâmica capaz de trazer elementos de crítica e
transformação para
o trabalho.
• Nesse processo,
todos – professores/recreadores, coordenação pedagógica, direção, equipe de
apoio e administrativa, crianças e responsáveis – devem, sentir-se comprometidos
com o ato avaliativo.
• Para focar o
olhar em como se avalia, sugere-se atenção aos pontos abaixo,
nos espaços de
educação infantil:
Análises e
discussões periódicas sobre o trabalho pedagógico.
Estas ações são
realizadas nos encontros periódicos. Elas fornecem elementos
importantes para a
elaboração e reelaboração do planejamento. Igualmente
importante é dar
voz à criança. Nesse sentido, a prática de avaliar
coletivamente o
dia-a-dia escolar, segundo o olhar infantil, traz
contribuições
fundamentais e surpreendentes para o adulto educador, ao mesmo tempo que
sedimenta a crença na concepção de criança cidadã.
Observações e
registros sistemáticos.
Os registros podem
ser feitos no caderno de planejamento, onde cada professor/ recreador registra
acontecimentos novos, conquistas e/ou mudanças de seu grupo e de determinadas
crianças; dados e situações significativos acerca do trabalho realizado e
interpretações sobre as próprias atitudes e sentimentos.
É real que, no
dia-a-dia, o professor/ recreador não consiga registrar
informações sobre
todas as crianças do seu grupo, mas é possível que venha a
privilegiar três
ou quatro crianças de cada vez e, assim, ao final do período, terá observado e
feito registro sobre todas as crianças.
Utilização de
diversos instrumentos de registro.
Para darmos espaço
à variada expressão infantil, podem-se utilizados como
instrumentos de
registro de desenvolvimento arquivos contendo planos e materiais referentes aos
temas trabalhados, relatórios das crianças e
portfólios.
O
professor/recreador deve organizar um dossiê de cada criança, guardando aí
seus materiais
mais significativos e capazes de exemplificar seu
desenvolvimento.
Também durante a
vivência de um projeto de trabalho, cada grupo deve ter
como meta a
produção de um ou mais materiais que organize o conhecimento
constituído acerca
do assunto explorado. Assim sendo, o arquivo de temas é o
dossiê do projeto
realizado pelos grupos de uma mesma instituição.
Construção de um
olhar global sobre a criança
A fim de evitar um
ponto de vista unilateral sobre cada aluno, é fundamental
buscar novos
olhares:
- Recolhendo
outras visões sobre ela.
- Contrastando a
visão dos responsáveis com o que se observa na escola/ creche.
- Conhecendo o que
os responsáveis pensam sobre o que a escola/creche diz.
- Refletindo sobre
o que a família pensa em relação aos motivos de a criança
comportar-se de
determinada forma na escola/creche.
- Ouvindo a
família sobre como pensa que poderia auxiliar a criança a avançar em seu
desenvolvimento.
Hábitos e
Atitudes:
Está sempre atento
na sala de aula
Relaciona-se bem
com os colegas e professores.
Ouve com atenção e
espera a sua vez de falar.
Faz a tarefa com
capricho e é pontual na sua entrega
Porta-se no
momento da merenda e higiene.
Colabora com a
limpeza da sala de aula.
É cuidadoso com o
material escolar.
Confia nas tarefas
que realiza.
Comporta-se bem
nas atividades desenvolvidas.
A conversa está
interferindo no rendimento.
Reparte os brinquedos
com os colegas
Linguagem:
Entende bem o que
lhe é falado.
Expressa-se com
clareza.
Articula bem as
palavras.
É desinibido e
gosta de participar das atividades musicais e teatrais.
Dialoga sobre suas
vivências espontaneamente.
Na hora da
história, está disposto a ouvir e participar.
Desenvolvimento
Cognitivo:
Apresenta bom
raciocínio matemático.
Tem facilidade em
compreender as noções matemáticas.
Compõe
quebra-cabeça.
Consegue
concentrar-se na realização das atividades.
Demonstra
interesse e criatividade na execução dos trabalhos.
É responsável na
execução das atividades.
Desenvolvimento
Psicomotor:
Consegue
movimentar-se bem (pular, correr, saltar, arrastar...).
Quando modela cria
formas diferentes.
Apresenta boa
motricidade fina (recortar, pintar, colar...).
Tem consciência do
seu corpo e consegue expressar-se graficamente.
Orienta-se bem no
espaço e tempo.
Orienta-se bem no
espaço e tempo.
Sobre o Autor
Nome Completo:
Samuel de Sousa Santos
Formação:
Contabilidade
Especialização:
Administração de Empresas Atividades realizadas: 6 anos como Gerente do antigo
Banco Bemge, 3 anos como Gerente do Banco Itaú. Gerente de Vendas do Grupo
Martins, e atualmente Diretor da Escola Inglês Curso Escola de Idiomas Ltda.
Conhecimentos: Conhecimentos avançados de técnicas de SEO, conhecimento
avançado em redes, internet, Criação e gerenciamento de sites com Joomla, e
oscommerce.
Créditos: Espaço Educar
Créditos: Espaço Educar