quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Primeiro dia de aula

O primeiro dia de aula é sempre cheio de expectativas. Todos estão em busca de conhecer uns aos outros e saber como será a organização das aulas e das amizades que surgirão. E, nesse primeiro momento, é importante que sejam promovidos momentos de integração, favorecendo o grupo a se tornar, aos poucos, uma turma de verdade. Afinal, durante o ano, todos irão compartilhar das mesmas atividades e tarefas. Sendo assim, o papel do professor é fundamental para o início e crescimento dessa integração.

Além de momentos de descontração, o professor pode aproveitar o primeiro dia de aula para apresentar a metologia com a qual costuma trabalhar, a proposta e os objetivos de estudo. Nesta hora, ouvir e considerar os pontos de vista dos alunos pode ajudar bastante para manter um elo de comprometimento entre as partes. Por isso, nada de ir despreparado para o primeiro dia de aula! A mente deve estar turbinada de idéias e motivação para o decorrer do ano.

Professor, prepare uma aula especial para o primeiro dia! Lembre-se daquela velha e boa recomendação: “a primeira impressão é a que fica”. Geralmente, no início, todos são bonzinhos; estão todos interessados em conhecer o território para perceber como podem se comportar. É bom saber que não é só o professor que está observando os alunos para elaborar um diagnóstico; mas, também, os alunos estão o observando e aprendendo como deve lidar com esse novo líder.

Na verdade, esse reconhecimento estende-se para mais algumas aulas, até que chegue àquelas horas que ninguém mais tem cerimônia e age com a naturalidade de sempre. O importante é saber que, como em toda relação, no início, são sim estabelecidas algumas regras, que nem sempre são necessárias de serem ditas verbalmente, pois as atitudes e os comportamentos se fazem mais eficazes. Portanto, é indispensável que o professor assuma uma conduta de educador e não se preocupe em querer apenas agradar seus alunos, mas fazer o melhor para eles.